Workshop Essencial para Viver – Ensino Baseado em Qualidade de Vida
- R$450,00
Dia 18/03 (véspera do II Congresso Essencial para Viver).
Das 14h às 17h.
Espaço Torres Botânico - R. Pergentina Silva Soares, 159 - Jardim Botânico, Curitiba - PR
Importante: para participação neste curso introdutório recomenda-se levar seu exemplar do Manual Essencial para Viver. Caso não possua, ele estará à venda no local.
A maioria dos aprendizes com autismo e outros atrasos do desenvolvimento moderados a severos, mesmo quando expostas a intervenções intensivas e de alta qualidade, não irá “alcançar” seus pares com desenvolvimento típico nem adquirir repertórios acadêmicos formais complexos. Ainda assim, muitos programas de ABA continuam a utilizar currículos desenvolvimentistas com crianças mais velhas que apresentam leitura limitada, pouca compreensão funcional e objetivos que dificilmente terão relevância prática em suas vidas adultas.
Esses aprendizes precisam de ensino baseado em qualidade de vida, e não em marcos do desenvolvimento ou padrões acadêmicos tradicionais. O Essencial para Viver (EPV) foi desenvolvido exatamente com esse ponto de referência.
Este workshop foi criado para apoiar analistas do comportamento, professores e outros profissionais a iniciarem sua navegação por esse currículo abrangente de habilidades funcionais para a vida. Os participantes aprenderão a conduzir avaliações de habilidades relevantes, definir prioridades instrucionais, acompanhar progresso de forma sistemática e facilitar o ensino de habilidades nos contextos que realmente importam para o aprendiz.
A formação enfatiza:
Avaliação funcional e tomada de decisão baseada em dados
Ensino de habilidades essenciais em ambientes naturais
Comunicação funcional como prioridade central
Planejamento instrucional alinhado à ética, dignidade e qualidade de vida
Objetivos de Aprendizagem
Ao final do workshop, os participantes serão capazes de:
Descrever o contexto histórico do apoio a crianças, adolescentes e adultos com deficiências moderadas a severas e compreender como esse contexto influenciou o desenvolvimento do Essencial para Viver (EPV)
Distinguir o EPV de currículos desenvolvimentistas tradicionais e explicar a definição de habilidades funcionais adotada pelo currículo
Completar a Avaliação Rápida (AR) do EPV, registrar o desempenho inicial das habilidades selecionadas e acompanhar o progresso subsequente por meio do sistema de registro recomendado usando o manual de profissional do Essencial para Viver de forma manual.
Seguir os procedimentos sistemáticos do EPV para selecionar, confirmar e facilitar um método eficaz de comunicação, considerando os repertórios sensoriais, comportamentais e de habilidades do aprendiz